Total de visitas: 10689
|
O Tarot
O Tarot é uma das formas mais antigas de oráculo e também uma das mais detalhistas. É composto de 78 cartas divididas em dois grupos distintos, os Arcanos Maiores (22 cartas alegóricas) e os Arcanos Menores (56 cartas de naipe). A palavra Arcano, vem do latim e significa “segredo”.
Os Arcanos Maiores enfocam a vida subjetiva, o EU interior, nosso inconsciente, enquanto os Arcanos Menores enfocam a vida ‘objetiva’ com seu dia-a-dia, os acontecimentos rotineiros e a vida exterior (viagens, trabalho, contratempos, alegrias, doenças, dinheiro, família e etc).
O Tarot revela as principais tendências e conselhos para o seu dia. É uma ferramenta capaz de mostrar o que se passa em seu inconsciente e traz dicas que ajudam a enfrentar os desafios cotidianos.
Por muito tempo, muitas pessoas não tinham certeza do que as figuras representavam.
Havia muitas teorias, e opiniões abundantes, mais em matéria de evidência tangível ou qualquer tipo de consenso, o significado do tarô, exceto para alguns poucos iniciados, permanecia evasivo.
O que estava claro, no entanto, mesmo desde o começo, é que de alguma forma o tarô era uma compilação de figuras do imaginário e da simbologia universais.
Ele contém símbolos encontrados em todas as civilizações - antigas e modernas - na forma de pinturas, esculturas, desenhos, ícones, lendas, mitos, religiões e, em resumo, em todas as formas física, mental, emocional e espiritual que as pessoas sempre foram capazes de formar, sonhar, imaginar, expressar ou enquadrar.
O Tarô é cosmogônico. É uma coleção de símbolos que cruzam todas as fronteiras da cultura, do tempo e do espaço; uma compilação do imaginário inexorável que existe há anos, e permanece no inconsciente coletivo de todos os seres humanos.
Ninguém sabe exatamente qual a idade do Tarô, também não sabemos com certeza quem o criou.
É possível que seja originário do Egito ou da China. Ele foi associado aos ciganos - descendentes dos egípcios - que há anos migraram para a Europa, logo a derivação do nome, ciganos.
Há também provas de que ele pode ser associado à antiga filosofia taoísta da China. Tão significa "a via" ou "caminho" que é o que o Tarô também significa, e há paralelos entre os escritos antigos, as práticas meditativas e os ensinamentos do Tao e do Tarô. Entretanto, não sabemos com certeza onde, por que, ou como o tarô teve origem, e a única coisa que podemos dizer positivamente é que ele é, sem dúvida, bastante antigo.
Oficialmente, o primeiro baralho de tarô surgiu no século XIV e extra-oficialmente, no Egito pré-dinástico.
|
|